
Não se trata de dizer que menino veste azul e menina veste rosa — essas bobagens maniqueístas são o delírio dos espíritos frágeis. O assunto é outro: estilo, distinção e autoconhecimento estético.
A roupa não é apenas o que cobre o corpo, mas o que revela — silenciosamente — o espírito.
As mulheres, por natureza, têm mais opções de se vestir bem. E, por ironia, com isso também têm mais chances de errar.
Há quem acredite que calça legging e bota longa compõem um traje elegante. Podem até atrair olhares — mas dificilmente pela elegância.
A função da roupa é realçar o que há de belo e disfarçar o que o espelho já denunciou. No entanto, algumas parecem empenhadas em fazer o contrário: destacam o excesso, exaltam o descuido, exibem as estrias e varizes como troféus de autenticidade.
Sim, a imperfeição feminina é parte da beleza real — e há charme no que é humano, vivo e imperfeito. Mas até a naturalidade tem fronteiras.
O desleixo não é liberdade; é desistência estética.
Elegância é uma forma silenciosa de inteligência.
A mulher que se veste bem não precisa de rótulos: ela entende que o sapato certo muda o destino de um vestido, e que o equilíbrio entre pele e tecido é uma arte, não um acidente.
Sandálias, saltos, tecidos fluidos — tudo isso traduz feminilidade quando usado com intenção.
Tênis? Apenas no treino ou na adolescência. A maturidade pede leveza, não preguiça.
O homem, por sua vez, não tem desculpa.
A simplicidade é o último grau da sofisticação.
O que brilha é o detalhe: o corte certo, o bom caimento, o silêncio do bom gosto.
Regata para o homem é o equivalente da legging para a mulher — uma ruína estética, permitido na academia e praia.
E o terno, símbolo clássico, perde a força quando usado como uniforme.
O elegante entende que o paletó e a calça não precisam ser casal, apenas dialogar.
O segredo está na coerência das cores e na harmonia dos gestos. O bom gosto é a maior forma de distinção.
O elegante sabe que suas roupas são apenas a superfície visível da distinção interior.
A moda passa — o espírito refinado permanece.
Muitos homens se vestem por habitus, como diria Bordieu, comportamentos inconscientes moldados pelo ambiente, pela cópia da cópia da cópia.
Mas o verdadeiro estilo nasce de dentro, daquilo que não se imita — a alma que se conhece e se manifesta até no modo de abotoar a camisa.
Em última instância, vestir-se bem é um gesto moral.
Quem tem elegância no espírito jamais precisará mendigar olhares.