× Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livro de Visitas Contato
DAVE LE DAVE
SIM, ELE MESMO
Textos

RESENHA no RECANTO: O SEGUNDO ATO! Por ❝ dave le dave ❞



 

UM FILME QUE DESMONTA O FILME

Um filme dentro de um filme que quebra a quarta barreira para discutir a própria linguagem do cinema, o cinema e a sociedade. O resultado foi muito original — embora não seja algo novo na história da sétima arte.

 

Se nesse momento você está pensando “sim, tenho isso no Deadpool”, eu tenho pena da sua pobre alma. Deadpool é o que o algoritmo entendeu de “quebra da quarta parede”. Jean-Luc Godard, na sua estreia com Acossado, já fazia personagens que sabiam que estavam num filme.

 


 

A SIMPLICIDADE DO SEGUNDO ATO

É assim com Segundo Ato, no qual a história-base é simples: David, interpretado por Louis Garrel, é um galã bonito e sedutor — mas as coincidências comigo param por aí. Ele é bissexual e está enfrentando o salto no vazio de uma mulher apaixonada por ele. Ele quer repassá-la para um amigo, que é homofóbico e começa a falar mal dos gays.

 

Ao que Garrel o adverte: “Cuidado, estamos sendo filmados. Você vai ser cancelado.”

 


 

O ATOR, O PERSONAGEM E O DIRETOR BRILHANTE

Eles são apresentados à garota e ao seu pai — que está cansado do filme. Ele decide abandonar o papel idiota de um filme de amor, abandonar o Titanic, já que, segundo ele, não é como os violinistas que continuaram tocando mesmo com o barco afundando.

 

O que o dissuade dessa ideia é um telefonema: ele foi chamado para fazer parte de um filme de um diretor brilhante, mordaz e inteligente. Perguntam a ele: é o Scorsese? “Não, é mais jovem.” Então é o Tarantino? “Não, é mais inteligente.”

Era Paul Thomas Anderson.

 

Aí eu vou ter que concordar.

 


 

O META-ATOR E SUA AGENTE INVEJOSA

 

Louis Garrel não só interpreta David, mas ele mesmo. Dá um jeito de falar com sua agente, tomada pela inveja, para que o retire do papel, já que o velho não sabe falar inglês. Afinal, ele já fez Os Sonhadores, de Bernardo Bertolucci — e quem faz Os Sonhadores não aceita qualquer coisa.

 


 

QUANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DIRIGE A ARTE

No filme, há um ator figurante que fica tão nervoso de atuar no próprio filme que não consegue servir vinho.

 

E na comédia incrivelmente ácida, todo o roteiro é escrito e dirigido por uma inteligência artificial. Quando os atores sugerem melhorias, ela apenas responde: “Sua opinião não será levada em consideração até o sistema falhar.” Como se fosse um certo ChatGPT.

 

Erros são eliminados por algoritmos, e a meta das atuações é alinhar tudo à direção artística dos produtores. Aliás, não sei se está disponível na Netflix, mas um dos produtores é a própria Netflix.

 


 

A REALIDADE COMO FICÇÃO E A FICÇÃO COMO REALIDADE

O mais empolgante, no final, é a teoria de David: a de que a realidade é uma ficção — e que a ficção é, de fato, a realidade.

 

Como dizia André Bazin, o cinema transforma o mundo real num mundo em mais harmonia com nossos sonhos. Só que aqui, seguindo essa tese, o cinema não é somente o sonho — é a própria realidade.

 


 

DOSTOIÉVSKI, DEUS E A TRAIÇÃO EM CENA

Isso também é usado para discutir, como dizia Dostoiévski, a respeito de Deus: se a realidade é ficção, então tudo é permitido — inclusive na ficção. Como os protagonistas do filme traírem seus cônjuges, sem pudor nem dilema moral. Afinal, se tudo é encenação, por que não?

 


 

O CACHORRO, O CASAL E O GÊNIO DA VIRADA

No final, o grande plot twist: os autores homofóbicos são, eles mesmos, um casal homossexual — que discute sobre ter ou não um cachorro em casa.

 

Genial.

 


 

A RESENHA COMO REALIDADE INVENTADA

E se a ficção é realidade, o que eu pretendo ao resenhar um filme é mais do que convencer uma única alma perdida a querer ler.

 

É fazer literatura.

É produzir realidade através da ficção do meu texto.

 


 



PARA + RESENHAS INTELIGENTES, ACESSE MEU SITE: https://daveledave.recantodasletras.com.br/publicacoes.php?categoria=K

 

 

DAVE LE DAVE II (Sim Ele Mesmo)
Enviado por DAVE LE DAVE II (Sim Ele Mesmo) em 02/07/2025
Alterado em 02/07/2025
Comentários