× Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livro de Visitas Contato
DAVE LE DAVE
SIM, ELE MESMO
Textos

SINÔNIMOS DE SOFISTICADO: “REBUSCADO E DAVE LE DAVE”





INTERSECÇÃO NO CIEE

Meu curso profissionalizante foi um momento de intersecção muito importante na minha trajetória. Havia uma professora que dava uma capacitação muito boa e era muito boa mesmo (literalmente rs) — formada em Letras, para nosso uso. Toda manhã, ela discutia as notícias conosco, e desde então comecei a ler jornal e a me interessar mais assiduamente pelo mundo ao redor.

 

Ela também fazia exercícios para expandir nosso vocabulário. Um dia, pediu o sinônimo de “sofisticação”. Um garoto que parecia o Kaká — um pouco mais velho que nós, talvez uns 17 ou 18, enquanto estávamos entre 15 e 18 — respondeu: “rebuscado”. A professora disse que alguém que tem essa palavra no repertório é porque está gastando…

 


 

O DESTINO DOS BRILHANTES

Hoje não sei o fim desse rapaz. Certamente tem um cargo respeitável em alguma empresa, mas se a cultura dele continuou aquela evolução, é improvável. No CIEE havia pessoas muito inteligentes e brilhantes — diferentes, acima da média — e as discussões eram acaloradas, sobre toda sorte de assunto.

 

Eu internalizei esse ambiente e, em pouco tempo, todos queriam escutar as minhas intervenções. Gente criativa, engraçada. Minha amiga, com quem eu partilhava meu MP3, hoje trabalha na BuzzFeed em cargo executivo. A gente fez um trabalho sobre criatividade com outra menina muito inteligente, que era bibliotecária. As mais bonitas e inteligentes… e eu.

 


 

O MÊNAGE CRIATIVO

Ela sempre me perguntava onde estavam meus livros — eu, que nunca tenho pudor de ser visto em público com um livro, desde aquela época. Um ménage criativo, a gente formava.

 

Mas naquele trabalho eu fiz tudo: escrevi, apresentei, e fiz a apresentação no PowerPoint — que meu irmão narrou. Eu editei como se fosse um episódio do Pânico, com slides que mais pareciam um site, com botões interativos. Aprendi tudo no curso: como usar funções avançadas do Word e Excel.

 

Pode ser que hoje eu não lembre de tudo, mas eu sei o que dá pra fazer nesses programas — e basta um pouco de pesquisa para rememorar.

 


 

GRANDES NOMES, GRANDES LIÇÕES

Só trabalhei em dois empregos de carteira antes de fundar minha empresa, mas foram nas maiores: a maior empresa de certificados do Brasil e a maior empresa de RH do mundo. Isso fez toda a diferença na forma como me porto até hoje.

 


 

A MONTANHA MÁGICA

O hiato que vivi na montanha mágica dos entorpecentes me atrapalhou tanto física quanto intelectualmente e profissionalmente. Mas não me impediu de ser quem eu sou. Se não fosse esse período, hoje eu seria outro. Mas a sorte — ou o sentido — é que, se não fosse por isso, eu não teria hoje essa lucidez.

 

Minha filosofia de saúde e estética se tornaram os pontos de gravidade mais sólida da minha vida. Tudo provém disso. O corpo como texto, o texto como pele, o estilo como cura.

 


 

DEUS ESCREVE COM PALAVRAS COMPLEXAS

As linhas tortas de Deus me conduziram a essa minha sofisticação rebuscada — que, como aprendi muito cedo, é uma redundância. Principalmente quando atrelo esse adjetivo ao meu nome.

 

Dave Le Dave.

 

 

 

DAVE LE DAVE II (Sim Ele Mesmo)
Enviado por DAVE LE DAVE II (Sim Ele Mesmo) em 24/06/2025
Alterado em 24/06/2025
Comentários