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DAVE LE DAVE
SIM, ELE MESMO
Textos

ESSE OBSCURO OBJETO DO DESEJO #RESENHAnoRECANTO


 

O RECANTO DAS LETRAS, ORGULHOSAMENTE, APRESENTA:



SÓ VOCÊ, BUNUEL, colaborador do grande Salvador Dalí, que nos mostrou a magia que o cinema pode proporcionar com seu curta O Cão Andaluz, que virou até citação de música dos Pixies, em que um olho cortado pela navalha do barbeiro se torna nuvem — e esse filme também, Esse Obscuro Objeto do Desejo, onde o desejo não se torna nuvem, mas um olho cortado ao meio.

 


 

A TRILOGIA INVISÍVEL DA BURGUESIA

Com sua fórmula de crítica à burguesia e aristocracia por meio da arte — de forma artística e apolítica, que é a melhor maneira de protestar — e com leveza e humor refinado e intelectual, talvez seja possível dizer que você tem uma trilogia da crítica à burguesia: O Discreto Charme da Burguesia, O Anjo Exterminador e Esse Obscuro Objeto do Desejo.

 

Você não sabe ou desconhece o objeto do desejo, por isso ele é desejante.


 


 

O BURGUÊS COMO FANTASIA TRÁGICA

Mathieu, cujo ator é um colaborador recorrente de Buñuel, é cômico, com traços burgueses e aristocráticos — olhos claros, senhor já de cabelos grisalhos — interpreta um personagem com exatamente essas características. E a característica do burguês aristocrático é fazer valer seus desejos através do capital e do prestígio. Homens cujos desejos não têm limites, e que, pela facilidade de realizá-los, não conhecem barreiras — até encontrar alguém mais forte.

 


 

A OBSESSÃO DE MATHIEU

O filme mostra Mathieu jogando água numa mulher muito bela num trem. Os passageiros, abismados, pedem satisfação. Ele conta. E temos um flashback.

 

A mulher molhada é Conchita, que apareceu em sua casa como empregada. Ele, claro, seduzido e encantado, a assediou. E ela, muito digna, após o assédio, pediu demissão. Ele ficou obcecado e foi atrás desse obscuro objeto do desejo.

 


 

CONCHITA, O ENIGMA DO DESEJO

E que obscuro ele é. Dançarina, diz que é virgem, mas sua postura é muito aberta, sedutora, dissimulada para alguém recatada e sem experiência. Sempre vista com jovens.

 

Mathieu tenta comprar seu dote da mãe. Após ajudá-las financeiramente, Conchita faz um jogo de quente e frio. Diz que ama ele, seus olhos, mas não permite aproximação. Após a tentativa de compra, rompe qualquer relação.

 

Mas como um bom aristocrata, ele sempre corre atrás de seu desejo. Consegue, maquiavelicamente, expulsá-las da França e, com o pretexto de resgatá-la da miséria, casa-se com ela.

 


 

A DERROTA DO DESEJO

Mesmo morando juntos, ela se recusa a dormir com ele, apesar de dizer que o ama. Mas recebe escondido seu amigo — artista, bem mais jovem — no quarto. Afirma que são só amigos. E que é virgem. Talvez igual à Virgem Maria.

 

Depois que ele dá uma casa, dinheiro, passa metade de seu império em seu nome, ela gargalha diabolicamente. Diz que tem nojo dele desde o primeiro momento. Que cuspia após beijá-lo. Que detesta velhos. Então chama o amante e, sob seus olhos, faz sexo oral nele.

 

Mathieu desaparece. Ela, soberana, vai à casa dele para ver se se matou. Mas ele a agride violentamente.

 


 

A VOLTA AO TREM E O FIM EXPLOSIVO

Voltamos ao trem. Ele jogou água. Ela devolve a afronta. Molha-o de volta.

 

E inexplicavelmente, os dois reatam. Porque não esquecemos: estamos no surrealismo de Buñuel. De mãos dadas, estão no berço de um atentado. A bomba explode com os dois — e com o desejo, a ganância, a dissimulação e a ambição de ambos.

 

ESSE OBSCURO OBJETO DO DESEJO.


 



DAVE LE DAVE II (Sim Ele Mesmo)
Enviado por DAVE LE DAVE II (Sim Ele Mesmo) em 31/05/2025
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