Nessa onda cinéfila que estou hoje, decidi mostrar meus filmes ilegais totalmente legais que tenho no meu HD interno.
Ser cinéfilo está difícil hoje em dia. Os streamings não oferecem muita qualidade quando se trata de filmes clássicos e de arte. E baixar tem se tornado cada vez mais complicado.
É claro que só mantenho alguns; a maioria eu apago assim que termino de assistir.
Antes existia um site — que não sei se ainda funciona — chamado Cinema Cultura, que oferecia links com filmes legendados e um bom acervo. Se você assistisse um filme por semana de lá, já estaria de ótimo tamanho. A curadoria era de uma qualidade muito grande.
Meu método é ver filmes por cineastas e autores. Gosto do site Melhores Filmes para pesquisar cinegrafistas, carreiras e filmografias completas.
Não uso a Wikipedia, ou uso muito raramente. Prefiro ler livros físicos. Evito ler críticos de cinema para não ser influenciado — quero formar meu olhar sem filtros.
É muito legal também essa lista dos filmes do Chico — aquela em que 100 cineastas elegem seus 10 melhores filmes.
https://filmesdochico.com.br/100-cineastas-elegem-seus-10-filmes-favoritos/
É um ótimo método de curadoria para conhecer boas obras e um exercício interessante: ver os filmes prediletos de cada diretor e como eles são coerentes (ou não) com suas próprias carreiras.
Se um nome se repete muitas vezes e você não conhece o filme… baixe. Ou procure alugar. Ou veja hoje mesmo.
Para fazer downloads de filmes, eu aconselho: digite o nome do filme seguido de “torrent download”. Depois, procure o arquivo com a melhor qualidade — o mínimo aceitável, se você for ver numa tela grande, é 1080p.
Em seguida, procure a legenda. Há programas que buscam legendas automaticamente. Ou você pode procurar pelo nome do filme + “.srt” e torcer para que esteja sincronizada.
Se não estiver, você pode sincronizar com programas próprios. Ou mesmo procurar uma legenda em inglês e usar um software para traduzir — o resultado, hoje em dia, fica bem decente. E se só tiver em inglês… tome vergonha na cara e leia com legenda em inglês mesmo.
Sim, a vida de cinéfilo não é fácil.