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DAVE LE DAVE
SIM, ELE MESMO
Textos

PROJETO DE MELHORIA AO RECANTO DAS LETRAS.

 

O Potencial Não Explorado do Recanto das Letras

Como eu não recebi a solicitação de email para avaliar minha opinião sobre como o Recanto das Letras pode melhorar, decidi escrever este artigo com mais do que dicas — uma consultoria.

 

A História de Sucesso do Facebook e sua Relevância para o Recanto das Letras

Se o Facebook se mantivesse sempre como uma rede universitária, antes da assessoria de Sean Parker (criador do Napster), que ajudou Mark Zuckerberg a expandir o conceito de uma rede universitária para algo mais amplo, o Facebook teria sido um sucesso, entrando em vários países, mas seria apenas um serviço de nicho. E é exatamente isso que o Recanto das Letras é: um site de nicho. Um espaço que poucas pessoas conhecem, mas que recebe muitos acessos mensais e é bem posicionado nas buscas do Google. No entanto, o que percebo é que o potencial comercial do site é pouco explorado, e a receita se traduz apenas na editora de livros e na assinatura premium, desperdiçando todo esse potencial. Em 20 anos, a empresa praticamente não cresceu, e o design ainda é do começo da internet.

 

O Perfil dos Usuários e a Verdadeira Vocação do Recanto

O que nossa experiência no Recanto nos ensina é que os usuários aqui não estão apenas interessados em escrever. Boa parte do público é aposentada e mais velha, e os autores que fazem sucesso por aqui o fazem principalmente pela troca e pela amizade. É o famoso “me lê que eu te leio”. Ou seja, mais do que escrever, as pessoas estão interessadas em AMIZADE e interação. Portanto, a verdadeira vocação do Recanto não é apenas ser um site literário, mas uma rede social de conexão de escritores, como o LinkedIn, onde as pessoas podem fazer conexões, ter amigos, seguir aqueles que desejam, receber os escritos dos amigos, comentá-los, mandar mensagens e, quem sabe, até se relacionar entre si. E quem sabe, até conectar esses escritores com editoras para a publicação de seus livros, como o LinkedIn faz.

 

O Caminho para o Sucesso: Benchmarking e Funcionalidades

É preciso fazer o benchmarking com quem sabe. Precisamos ter a opção de estabelecer amigos ou seguir os escritores que queremos, e mandar mensagens para aqueles com quem temos amizade. Precisamos também de uma timeline onde possamos receber os escritos dos autores que desejamos seguir, adicionar as escrivaninhas dos escritores e bloquear aqueles com quem não queremos interagir.

 

Inovando o Mercado: Conectando Escritores e Editoras

Existem muitos aplicativos de redes sociais, mas nenhum voltado para a integração de escritores e editoras. Podemos oferecer o serviço premium de edição, que é muito bom, e incluir imagens — tudo isso seria benéfico para os usuários que optam por comprar. O site do escritor precisa ser reformulado, e sua estrutura deve ir para outro link, diferente da nossa rede social de escritores. Oferecer templates é uma opção, mas não pode ser o nosso negócio central, pois plataformas como o Blogger e o WordPress já fazem isso melhor do que nós. A verdadeira proposta do Recanto das Letras deve ser a divulgação não apenas de livros, mas de autores. Podemos criar páginas de escritores do Recanto que queiram divulgar seus trabalhos.

 

A Nova Identidade Visual do Recanto das Letras

É claro que a identidade visual do Recanto das Letras precisa ser reformulada. As cores devem ser mais limpas, pois o bege atual machuca os olhos e remete à estética da internet do começo dos anos 2000.

 

O Futuro: Aplicativo e Marketing Digital

Faremos também um aplicativo para o Recanto das Letras, disponível para iOS e Android, para que possamos acessar nossa escrivaninha e interagir com nossos amigos. Para divulgar esse novo Recanto das Letras, vamos começar utilizando os próprios usuários mais visitados, oferecendo alguma recompensa ou divulgação, ou até pagando para que eles escrevam séries de posts com a divulgação do nosso novo site. Usaremos a hashtag #RL para impulsionar as buscas do Google e divulgar a nova rede social de escritores.

 

A Identidade de RL: Simplicidade e Memorização

RL deve ser sinônimo de Recanto das Letras. É mais simples, fácil de memorizar e de escrever. Precisamos criar um novo layout, talvez um slogan e até um logotipo para o RL.

 

Transformando o Recanto nas Mãos de Influenciadores

RL precisa ser como o Facebook, sinônimo de rede social literária. Para isso, devemos pagar pela divulgação de influenciadores que falam de livros, como Tati Feltrin e outros que abordam cultura, como André Barcinski. Esses influenciadores têm um nicho que certamente inclui escritores e leitores. Também devemos pagar para divulgar influenciadores de Instagram que falam sobre literatura e cultura.

 

Impulsionando o Google Ads e Parcerias Comerciais

Vamos impulsionar o Google Adsense utilizando palavras-chave para quem pesquisar “site de escritores”, fazendo o RL aparecer nos primeiros resultados. O Recanto das Letras já é bem indexado e visitado, como mostram as estatísticas que vocês usam para divulgar os autores, mas o caminho do dinheiro não é por aí. O que precisamos é aumentar o número de usuários, transformando o RL em uma rede social de escritores conectados com editoras. Podemos ser uma editora, mas também devemos formar parcerias com outras editoras.

 

Monetização: O Caminho para o Sucesso Sustentável

Não podemos permitir propagandas invasivas, apenas discretas para os usuários gratuitos. Precisamos ter um departamento comercial para atrair anunciantes e transformar nosso número de visitas em resultados, monetizando a ideia — um objetivo de qualquer empresa.

 

Rumo ao Futuro: Um Novo Propósito para o Recanto das Letras

Reforço: o que o LinkedIn é para o mercado de trabalho, o Recanto das Letras pode ser para os escritores. Aqueles que gostam de escrever e querem, através disso, se conectar com pessoas e editoras. Podemos ser uma editora, mas também podemos divulgar livros de outras editoras, vender livros, e quem sabe até expandir para uma IPO. Para isso, precisamos pensar grande e agir de acordo.

 

O Desafio e a Solução: Transformando o Recanto em uma Potência Literária

Para isso, precisamos de um bom diretor criativo, e ninguém mais adequado do que este humilde escriba para transformar o Recanto das Letras em algo grandioso, em dois anos, o que não foi feito em duas décadas de existência. Aceito qualquer bagatela que é maior do que meu atual salário na prefeitura rs.

 

A Mensagem Final: Vamos Impulsionar a Nova Rede Social de Escritores

Quem gosta dessa ideia, divulgue para que chegue ao webmaster do Recanto. Vamos impulsionar a nova rede social de escritores com a hashtag #RL.

 

#DaveLeDave para novo diretor criativo do RL.

 

As ideias aqui contidas já estão registradas em copyright. Se forem roubadas, tomarei as providências legais necessárias. Sou o mentor intelectual dessas estratégias.

 

Rumo à Internacionalização e ao Sucesso Global

Após nos consolidarmos no mercado brasileiro, não há dúvida de que seremos pioneiros em outros países, como Portugal, e, quem sabe, até nos tornarmos um Write’s Retreat mundial. Pensar grande é o primeiro passo para sermos grandes. O dinheiro não está no nicho do nicho de ser uma editora, mas sim em se tornar uma rede social que conecte escritores e editoras globalmente.

 

 

DAVE LE DAVE II (Sim Ele Mesmo)
Enviado por DAVE LE DAVE II (Sim Ele Mesmo) em 27/03/2025
Alterado em 27/03/2025
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